terça-feira, 26 de abril de 2011

PARLAMENTO JOVEM

Alunos selecionados pelo Parlamento Jovem irão a Brasília em setembro

      As inscrições para o Programa Parlamento Jovem 2011 estarão abertas até o dia 20 de junho. O programa promovido pela Câmara dos Deputados está em sua oitava edição e tem o objetivo de oferecer a alunos de escolas públicas e particulares a oportunidade de participar, na prática, do processo político democrático e de vivenciar o trabalho cotidiano dos parlamentares brasileiros.

      O aluno interessado em participar do concurso deve preencher um formulário disponível no site www.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem ou retirar ficha de inscrição na diretoria da sua escola, preencher e entregar junto com projeto de sua autoria. O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto de 2011, no site do Programa Parlamento Jovem.

Fonte: seec, acesso em 26 de abril de 2011.

Programa Jovens Embaixadores será lançado no dia 03 de maio

          O programa Jovens Embaixadores 2012 será lançado no próximo dia 03 de maio. As inscrições para o programa poderão ser feitas através da página no Facebook da Embaixada dos Estados Unidos: www.facebook.com/embaixadoseua.br. As informações gerais poderão ser encontradas no site: www.embaixada-americana.org.br/ya-index.php.
fonte: seec - 26/04/2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMPERVE DIVULGA RELAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS QUE SERÃO COBRADAS NO VESTIBULAR 2012

 A  comperve divulgou a relação de obras literárias que serão cobradas no vestibular da UFRN 2012. A entidade recomenda a leitura integral das seguintes obras:


Crônica: CRÔNICAS DE ORIGEM - Luís da Câmara Cascudo
Poesia: A ROSA DO POVO - Carlos Drummond de Andrade
Romance: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - Machado de Assis
Teatro: O SANTO E A PORCA - Ariano Suassuna
Conto: NEGRINHA - Monteiro Lobato
     Relação dos contos da obra Negrinha:
       NEGRINHA
       AS FITAS DA VIDA
       O DRAMA DA GEADA
       BUGIO MOQUEADO
       O JARDINEIRO TIMÓTEO
       O FISCO (CONTO DE NATAL)
       OS NEGROS
       BARBA AZUL
       O COLOCADOR DE PRONOMES
       UMA HISTÓRIA DE MIL ANOS
       OS PEQUENINOS
       A FACADA IMORTAL
       A POLICITEMIA DE DONA LINDOCA
       "QUERO AJUDAR O BRASIL..."
       SORTE GRANDE
       DONA EXPEDITA
       HERDEIRO DE SI MESMO


fonte: COMPERVE

sábado, 23 de abril de 2011

ESC. TERCEIRA ROCHA: AÇÃO E INFORMAÇÃO

 PROGRAMA JOVEM EMBAIXADOR

         O programa Jovem Embaixador, em sua edição 2012, abrirá inscrições no  mês de maio. O programa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Podem se inscrever estudantes de Ensino Médio de escolas públicas que exerçam atividades de voluntariado jovem, tenham liderança em suas áreas de convivência, e tenham um bom nível de conhecimento da Língua Inglesa (oral e escrito).
        O programa premia o jovem escolhido com viagem, no mês de janeiro, e estadia de 23 dias em um estado americano. O jovem embaixador representa seu estado e o país nesse período em que passa no estado americano designado. Lá, ele é acolhido por uma família americana anfitriã.
        No estado americano, o jovem faz palestras em escolas sobre o que é ser estudante de Ensino Médio no Brasil, e visita pontos turísticos, clubes e estádios esportivos, e a prefeitura da cidade onde está. Junto a prefeitura da cidade, o jovem também desenvolve projeto social.

FONTE: SEEC

PROITEC 2012

Neste sábado de Aleluia (23 de abril), tivemos mais uma aula do cursinho preparatório para o IFRN com o Prof. Gilberto Fernandes.  As aulas visam auxiliar os alunos da escola e da comunidade para o exame do IFRN.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ISENÇÃO DO VESTIBULAR 2012

   Comperve divulga edital para solicitação  da isenção da taxa do vestibular 2012

A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, das 08 horas do dia 18 de abril às 23h59min do dia 15 de maio de 2011.
 
Para se inscrever, o candidato deverá seguir os seguintes procedimentos: 
1 . Acessar o sítio www.comperve.ufrn.br, no qual estará disponível o Formulário de Inscrição para solicitação da isenção do pagamento da taxa de insc rição.
2.    Preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com a s instruções constantes nele. Enviar eletronicamente o Formulário de Inscrição.

 3. Imprimir o Comprovante de Solicitação da Isenção do pagamento da taxa dei nscrição e o Termo de Responsabilidade.
 
4. Entregar ou     enviar,   todas   e  de   uma    só  vez, cópias  das   seguintes
documentações:
      
    a) Comprovante de Solicitação da Isenção e Termo de Responsabilidade         devidamente preenchido e assinado (Impressos na ocasião da inscrição);
      b) Histórico escolar (frente e verso) do Ensino Fundamental, constando o nome da         escola, endereço, telefone e assinatura do representante legal da escola;
      c) Histórico escolar (frente e verso) do 1o e 2o anos do Ensino Médio, constando o         nome da escola, endereço, telefone e assinatura do representante legal da         escola;
      d) Declaração de que está cursando, em 2011, o último ano do Ensino Médio;
      e) Histórico escolar (frente e verso) do Ensino Médio (quando houver concluído),         constando o nome da escola, endereço, telefone e assinatura do diretor(a) da         escola;
      f) Comprovante de que foi aprovado na disciplina que cursou por meio de         progressão parcial (se for o caso), com a assinatura do representante legal da         escola.
      g) Documento de Identificação;

   
5. A documentação referida no subitem 9.5 deverá ser entregue nos dias úteis do período de 18 de abril a 16 de maio de 2011, no horário das 07h30min às 11h30min ou das 13h30min às 17h30min, na sede da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) ou enviada via Correio, com Aviso de Recebimento, e ndereçada à COMPERVE, situada na BR 101, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal, RN, CEP: 59078-970.
   6. Não serão aceitos documentos incompletos ou com rasuras, borrões, emendas ou entrelinhas, e que não constem no estabelecido no subitem 9.5 do Edital.
   7. O candidato que não cumprir os procedimentos da inscrição e que não entregar ou enviar a documentação estabelecida no subitem 9.5, não poderá concorrer à isenção do pagamento da taxa de inscrição.
 fonte: comperve

domingo, 17 de abril de 2011

INSCRIÇÕES NO PROITEC 2012 ADIADO

As inscrições para  o processo seletivo do PROITEC 2012  foram adiadas. Agora os alunos que não haviam se inscrito ainda no exame poderão efetuar as inscrições até o próximo dia 24 de abril e efetuar o pagamento na rede bancária correspondente até o dia 25 de abril de 2011.

fonte: Portal IFRN



       A Escola E. P. Terceira Rocha continua com suas aulas preparatórias para o Proitec. Neste domingo (17 de abril) tivemos mais um encontro com o Professor Gilberto Fernandes (IFRN/FACEX).
      
      Para participar basta comparecer a escola nos dias estabelecidos e assistir às aulas, que são totalmente gratuitas e ainda fornecemos material de apoio (xerox das apostilas e questionários).

Escola Estadual Professora Terceira Rocha.

Compromisso com a educação na comunidade
Gestão: Prof. Geraldo

ANIVERSARIANTE

       Professor da Escola E. P. Terceira Rocha, Cleoton (História) comemorou aniversário entre amigos em sua residência no Mendes no ultimo dia 10 de abril.

 Professores Cleoton (Hist.) e Geraldo (Ed. Física)

Parabéns, que Deus continue iluminando você e sua família sempre.

Escola E. P. Terceira Rocha

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO

Estado lançará edital de concurso público para professor no mês de maio

Concurso para professor da rede pública estadual terá edital lançado no mês de maio. Após reunião envolvendo a Secretaria de Educação, a pasta da Administração, a Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado, e o juiz Cícero Macedo, da Vara da Fazenda Pública, ocorrida na manhã desta terça-feira (29), ficou decidida a recomposição no início de abril da comissão do concurso. A comissão é formada por membros das secretarias de Educação e Administração, sindicato dos trabalhadores na Educação, e Ministério Público.

A comissão tratará do quadro de necessidades da rede estadual de ensino e fará a pesquisa mercadológica junto as empresas que realizam concursos públicos.

No mês de maio será feita a contratação da empresa encarregada e lançado o Edital do Concurso. O objetivo do Governo do Estado é concluir todas as fases do concurso até o final de 2011 para que a nomeação dos novos professores seja feita antecedendo o início do ano letivo de 2012.

O Estado não poderá, de acordo com decisão judicial, utilizar nenhum estagiário em sua rede de ensino no próximo ano.

"O ano de 2012 será diferente porque teremos professores para integrarem, de imediato, o quadro efetivo, e professores aprovados no quadro reserva para serem nomeados na medida em que outros educadores forem se aposentando", acrescentou o coordenador de recursos humanos da Secretaria Estadual de Educação, Pedro Guedes.

 

ISENÇÃO DO VESTIBULAR 2012

A Comissão Permanente do Vestibular (COMEPRVE) publicou o edital para os candidatos que queiram se isentar da taxa de inscrição para o processo seletivo 2012. A inscrição é feita exclusivamente via Internet, das 8h do dia 18 de abril até as 23h59 do dia 15 de maio deste ano.

O pedido de isenção é permitido somente aos alunos que tenham cursado, com aprovação, o 2º ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e os dois primeiros anos do ensino médio em escolas públicas ou credenciadas no Conselho Nacional da Assistência Social e/ou Estadual e Municipal, como filantrópicas, e que tenham cursado ou estejam cursando o último ano do ensino médio nas mesmas escolas citadas anteriormente.

O estudante que, no vestibular 2011, foi selecionado como isento e não efetuou sua inscrição ou faltou a pelo menos um dia de aplicação das provas, não poderá concorrer ao processo de isenção.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da COMPERVE, preencher na íntegra o formulário de inscrição, enviá-lo eletronicamente e imprimir o comprovante. Feito isso, entregar, de uma só vez, cópia dos seguintes documentos: comprovante de inscrição; histórico do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio; declaração de que está cursando, em 2011, o último ano do ensino médio; histórico do ensino médio (caso já tenha concluído); comprovante de que foi aprovado na disciplina que cursou por meio de progressão parcial (se for o caso); e documentos de identificação.
As cópias devem ser entregues nos dias úteis de 18 de abril a 16 de maio de 2011, das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, na sede da COMPERVE ou enviadas via Correio, com Aviso de Recebimento, endereçada à COMPERVE. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia quatro de julho de 2011, no site da COMPERVE: www.comperve.ufrn.br.
 
FONTE: Nisia Digital

domingo, 3 de abril de 2011

PREPARATÓRIO PARA O IFRN

 3ª AULA DO PROF. GILBERTO FERNANDES (MATEMÁTICA IFRN/FACEX)

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

PIAGET

PROF. GILBERTO FERNANDES EM AULA