segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nossos Parabéns

 Escola E. P. Terceira Rocha parabeniza a aluna Vitória Aves (5º ano)

 CAMPEÃ ESTADUAL DE KARATÊ

Foi neste sábado 26, que a atleta "Vitória", filha de Lula Pitbull como é conhecido, competiu no Campeonato Estadual de Karatê em Natal/RN, e se consagrou Campeã em sua categoria. 
 
FONTE: blog sgt dudu Laranjeiras em foco

Do blog: Parabéns pela conquista. Isso demonstra como a participação dos pais na formação dos filhos é importante. Que sirva de exemplo a outros pais para que incentivem seus filhos a estudarem mais e buscar um futuro digno.
Vitória é aluna do 5º ano da Escola Estadual Professora Terceira Rocha, dedicada nos estudos e muito disciplinada, agora começa a colher os frutos de um trabalho árduo de seus pais, que não medem esforços para que Vitória alcance seus objetivos.

PARABÉNS, 
 
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA, LARANJEIRAS DOS COSMES, SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

domingo, 27 de novembro de 2011

Cursinho Preparatório para o IFRN na E. E. P Terceira Rocha

 PROVA SERÁ DOMINGO DIA 4 DE DEZEMBRO

Domingo, dia 04 de dezembro será realizado o processo seletivo para acesso a uma das vagas no IFRN. Os candidatos concorrerão a uma das vagas nos cursos de Mecatrônica e Informática.
A Escola Estadual Professora Terceira Rocha, em Laranjeiras dos Cosmes, dando continuidade ao cursinho, promove mais um encontro com o Professor Gilberto Fernandes (Matemática IFRN). Foi neste domingo 27, como estava agendado com o Professor.
Momentos da aula de matemática
Momentos da aula
Momentos da aula

Esse cursinho foi idealizado pelo Professor Gilberto Fernandes (IFRN) e Pelo Professor Geraldo, Diretor da Escola Estadual Professora Terceira Rocha na comunidade de Laranjeiras dos Cosmes.  
É GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO ESTUDANTIL DA COMUNIDADE E INTERESSADOS.

Escola E. P. Terceira Rocha, Compromisso com a Educação.
Laranjeiras dos Cosmes, São José de Mipibu-RN

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SEMINÁRIO DE AULA DE CAMPO

ESCOLA TERCEIRA ROCHA REALIZA SEMINÁRIO DE AULA DE CAMPO
No dia 22 de novembro, terça-feira, a Escola Estadual Professora  Terceira Rocha realizou um seminário onde os alunos de todos os turnos apresentaram os resultados das aulas de campo realizadas nos dias 15 de outubro (João Pessoa - PB) e 29 de outubro (Recife  - PE). Confira alguns momentos desse trabalho:
7º ano: meio ambiente local

8º ano: Monumentos arquitetônicos
9ºano: História de João Pessoa

Apresentação do 9º ano

Platéia do turno noturno: Ensino Médio
Os trabalhos do Ensino Médio foram realizados enfocando a aula de campo do Recife. Nesse seminário, os alunos demonstraram seus conhecimentos sobre os diversos aspectos da cidade visitada. olinda também foi foco dos debates no seminário noturno.
Carol e o grupo na exposição do seu trabalho: aspectos geográficos e ambientais.
Taíza e o grupo(1º ano) apresentam os aspectos culturais de Olinda e Recife.
Adryelly (2º ano) aspectos históricos do Recife
Alan (2º ano), destaque na exposição sobre a História do Recife e Olinda.
Renan(2º ano) comanda o grupo que apresentou aspectos culturais de Olinda

terça-feira, 22 de novembro de 2011

SOPRANDO VELINHAS HOJE, 22 DE NOVEMBRO

NOSSOS PARABÉNS

HOJE, 22 DE NOVEMBRO, QUEM SOPRA VELINHAS É ABINOANO, ALUNO DO 9º ANO. ELE É CANDIDATO A UMA DAS VAGAS NO IFRN E HOJE MUDA DE IDADE. PARABÉNS, E QUE VOCÊ VEJA NOS SEUS ESTUDOS A POSSIBILIDADE DE REALIZAÇÃO DE TODOS OS SEUS SONHOS.

EQUIPE TERCEIRA ROCHA

domingo, 20 de novembro de 2011

SOPRANDO VELINHAS HOJE, 20 DE NOVEMBRO

NOSSOS PARABÉNS

HOJE, DOMINGO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2011, NOSSA ALUNA DO 9º ANO, ARYELLY CRISTINA, ESTÁ COMEMORANDO MAIS UM ANO DE VIDA. eLA FOI SURPREENDIDA PELOS COLEGAS DE TURMA, QUE ORGANIZARAM UM FESTINHA  NA ESCOLA

Parabéns, que você realize todos os seus sonhos, continue sendo essa aluna exemplar que você sempre foi. 

ESCOLA TERCEIRA ROCHA, LARANJEIRAS DOS COSMES, SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

domingo, 13 de novembro de 2011

Cursinho IFRN

CURSINHO PREPARATÓRIO PARA IFRN TEVE CONTINUIDADE NESTE DOMINGO

O cursinho preparatório para o IFRN teve continuidade neste domingo, 13 de
 novembro, na Escola Estadual Professora Terceira Rocha. O cursinho é inteiramente gratuito e trata-se de uma parceria entre o Professor Gilberto (IFRN) e o Professor Geraldo, Diretor da Escola Terceira Rocha.

ESCOLA E. P. TERCEIRA ROCHA, COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO. LARANJEIRAS DOS COSMES, SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

IFRN - PARNAMIRIM

 PROCESSO SELETIVO PARA AS TURMAS 2012.1
O Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado para o semestre letivo de 2012.1   será aplicado nos campi Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, abrangendo os conhecimentos comuns   às diversas formas de escolarização do ensino fundamental. Ao todo, são 160 vagas, sendo 80 para o curso de informática e 80 para Mecatrônica.

A ESCOLA TERCEIRA ROCHA REINICIARÁ O CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O EXAME A PARTIR DESTE DOMINGO DIA 13/11, A PARTIR DAS 8:30H.
A AULA JÁ ESTÁ CONFIRMADA COM O PROFESSOR GILBERTO FERNANDES (BETO).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

JOGOS ESCOLARES DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

ESCOLA TERCEIRA ROCHA TEVE UMA ÓTIMA PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS ESCOLARES DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU-2011.

RELATO
Participamos dos referidos jogos competindo nas modalidades de Futsal mirim, Futebol juvenil e Queimada Juvenil. No Futsal ficamos com a quarta colocação, disputamos a semi-final e fomos desclassificados.
EQUIPE DE FUTSAL MIRIM

No futebol de campo disputamos a grande final contra o Severino Bezerra e ficamos com o vice-campeonato. O jogo foi muito disputado, mas por falta de treino, uma vez que não temos onde realizar treinamento com nossos atletas (não temos campo). Mesmo assim ficamos em segundo lugar com uma ótima participação na competição.
EQUIPE DE CAMPO
Mas na Queimada, nossa Escola sagrou-se campeã com as meninas fazendo grande atuação, principalmente Joyce Fernanda (Bel), que foi eleita atleta ouro da competição.
EQUIPE DE QUEIMADA - CAMPEÃ

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
PRÊMIOS PARA OS VENCEDORES
Na cerimônia de premiação, foram premiados, além dos alunos, os árbitros, o Secretário de transporte e Educação e as escolas que cederam seus espaços esportivos para realização de modalidades esportivas, como o pio XII e o Severino Bezerra.

ESCOLA TERCEIRA ROCHA, COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO. LARANJEIRAS DOS COSMES, SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

HISTÓRIA DE OLINDA

HISTÓRIA QUE ESTUDAMOS E CONHECEMOS DURANTE A AULA DE CAMPO EM 29 DE OUTUBRO DE 2011.
HISTÓRIA DE OLINDA
Um mito popular diz que o nome Olinda teria a sua origem numa suposta exclamação do fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco – "Oh, linda situação para se construir uma vila!".
Localizada no estado de Pernambuco, é uma das mais antigas cidades brasileiras, tendo sido fundada (ainda como um povoado) em 1535 por Duarte Coelho. O donatário fez tudo pelo desenvolvimento da terra. Fundou o primeiro engenho de açúcar, desenvolveu a agricultura, estabeleceu um livro de Tombo e em 1537 foi elevada a vila no dia 12 de março. Duarte Coelho ordenou a construção de um edifício destinado ao funcionamento da Câmara do Senado de Olinda, prédio este doado, em 1676, ao primeiro bispo de Olinda, Dom Estevam Brioso de Oliveira, que o converteu em um palácio episcopal, tudo que ainda hoje conserva. Olinda era sede da capitania de Pernambuco, mas foi incendiada pelos holandeses devido à sua localização. Segundo a concepção holandesa de fortificação, Olinda detinha um perfil de difícil defesa. Diante disso, a sede foi transferida para o Recife.
 
Em 1630, Olinda foi tomada pelos holandeses que a incendiaram no ano seguinte; em 1654, os portugueses retomaram o poder e expulsaram os holandeses. Olinda voltou a ser capital de Pernambuco, muito embora os governadores residissem no Recife. Por volta de 1800, com a fundação do Seminário Diocesano e, em 1828, do Curso Jurídico, transformou-se num burgo de estudantes. Deixou de ser a Capital da Província em 1837, perdendo o título de capital para o Recife.
Sob certos aspectos Olinda rivalizava com a metrópole portuguesa. Seus velhos sobrados tinham dobradiças de bronze, enquanto as igrejas, principalmente a Sé, ostentavam em suas portas principais dobradiças de prata e chaves fundidas em ouro.
Fonte: Wikpédia, a enciclopédia livre. acesso em 07 de novembro de 2011, 21:26.


HISTÓRIA DE RECIFE-PE

PARTE DESSA HISTÓRIA FOI OBSERVADA IN LOCO PELOS ALUNOS DA ESCOLA TERCEIRA ROCHA EM 29 DE OUTUBRO
O município do Recife tem sua origem intimamente ligada à de Olinda. No foral (carta de direitos feudais) de Olinda, concedido por Duarte Coelho em 1537, há uma referência a "Arrecife dos navios", um lugarejo habitado por mareantes e pescadores. O Recife permaneceu português até a independência do Brasil, com a exceção de um período de ocupação holandesa entre 1630 e 1654.
Durante os anos anteriores à invasão da Companhia das Índias Ocidentais, o povoado do Recife existiu apenas em função do porto e à sombra da sede Olinda, local que a aristocracia escolheu para residir devido à sua localização elevada, que facilitava a defesa. Ergueram-se fortificações e paliçadas em defesa do povoado e do porto do Recife, todas elas voltadas para o mar. Os temores voltavam-se para o oceano por conta dos constantes ataques ao litoral da América Portuguesa pela navegação de corso e pirataria. Ainda no final do século XVI o "povo dos arrecifes" foi atacado e saqueado pelo pirata inglês James Lancaster que, com três navios, derrotou a pequena guarnição responsável pela defesa do porto. Entre os anos de 1620 e 1626 o então governador Matias de Albuquerque procurou estabelecer posições fortificadas no porto do Recife a fim de que se pudesse evitar outro ataque como aquele, bem como dissuadir a Companhia das Índias Ocidentais da ideia empreendida na Bahia em 1624.

Governo holandês


No Recife holandês, foi iniciada a construção de Mauritsstad (Cidade Maurícia, ou Mauriceia). O Recife foi a capital do Brasil holandês, tendo sido governada de 1637 a 1644 pelo conde (a serviço da Companhia das Índias Ocidentais - West Indische Compagnie) Maurício de Nassau. O império holandês nas Américas era composto na época por uma cadeia de fortalezas que iam do Ceará à embocadura do rio São Francisco, ao sul de Alagoas. Os holandeses também possuíam uma série de feitorias na Guiné e Angola, situadas no outro lado do Atlântico, o que lhes dava controle sobre o açúcar e o tráfico negreiro, administradas pela Companhia das Índias Ocidentais.
O conde desembarcou na Nieuw Holland, a Nova Holanda, em 1637, acompanhado por uma equipe de arquitetos e engenheiros. Nesse ponto começa a construção de Mauritsstad, que foi dotada de pontes, diques e canais para vencer as condições geográficas locais. O arquiteto Pieter Post foi o responsável pelo traçado da nova cidade e de edifícios como o palácio de Freeburg, sede do poder de Nassau na Nova Holanda, e do prédio do observatório astronômico, tido como o primeiro do Novo Mundo.
Maurício de Nassau realizou uma política de tolerância religiosa frente aos católicos e calvinistas. Além disso, permitiu a migração de judeus ao Recife e a criação de uma sinagoga, a Kahal Zur Israel, inaugurada em 1642 e considerada o primeiro templo judaico das Américas do Sul e do Norte.