segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PROITEC 2012

ATENÇÃO INSCRITOS NO PROITEC 2012
Provas:

2ª avaliação - 30 de setembro

Resultados:
Divulgação do resultado das questões de múltipla escolha da 2ª avaliação e candidatos habilitados para a correção da produção textual: 16 de outubro
  • Divulgação do resultado preliminar da produção textual: 24 de outubro
  • Divulgação do resultado final da produção textual: 6 de novembro
  • Resultado final: 6 de novembro

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AGENTES CLASSIFICADOS

 AGENTES DE LEITURA 2012

1º ANDREY SILVA DOS SANTOS                      2861586
2º CLARA ANGELA DA SILVA                          2574847
3º VERÔNICA BARBOSA DA SILVA                 2508573
4º JAKELINE PEREIRA DA SILVA                    2574345
5º VALÉRIA BARBOSA DA SILVA                    2621753
6º JÉSSICA INÁCIO DE SOUZA                         2535778
7º JACIANE MARIA AMÂNCIO DA SILVA           14153
8º ANA PAULA MIRANDA DE OLIVEIRA          2512751
9º GÉSSICA BRUNA PEREIRA PINHEIRO        2574331
10º VALMIR BARBOSA TRINDADE                  2615423
 
ATENÇÃO: ENTREGAR OS DOCUMENTOS ATÉ 28 DE SETEMBRO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA, 
EM LARANJEIRAS DOS COSMES

PROF. GERALDO

AGENTES DE LEITURA 2012

ATENÇÃO AGENTES DE LEITURA APROVADOS!!!


CAROS AGENTES, em virtude do período eleitoral, o processo está SUSPENSO, pois o mesmo é um projeto social objetivando o acesso a leitura e socialização de comunidades excluídas da sociedade, com baixo índice de desenvolvimento humano e educação básica.

 Os agentes aprovados deverão entregar até o dia 28 de setembro, junto ao responsável no seu município, os documentos: 
1.Cópia do documento de identidade com foto. Serão aceitos como documentos de identidade: Carteiras ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores;
Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe; bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei Federal n° 9.503, de 23/09/1997;
2.  Cópia do CPF do (a) candidato (a);
3. Cópia do comprovante de endereço;
4. Histórico escolar do ensino médio ou Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio expedido por Entidade reconhecida pelo MEC ou Declaração de Matrícula no último ano do Ensino Médio;
5. Comprovação de regularidade com as Fazendas Municipal, Estadual e Federal. Sendo a certidão municipal requerida na Secretaria de Tributação do Município de Origem e as Certidões Federal e Estadual impressas à partir dos sítios virtuais:  www.receita.fazenda.gov.br  e www.set.rn.gov.br
6. Cópia autenticada do Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
7. Comprovação de Cadastro no PIS/PASEP;
8. Duas fotos 3X4.
9. Cópia do cartão com os dados bancários que são o nome do Agente de Leitura, número da Conta Corrente e da Agência,  preferencialmente do Banco do Brasil.

              Pretendemos realizar o curso de formação no mês de novembro, para que em Janeiro 2013 os Agentes de Leitura RN saiam em campo para as atividades. Peço que sempre acessem o site www.cultura.rn.gov.br para obter maiores informações.

LOCAL PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS ATÉ 28 DE SETEMBRO DE 2012:

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA
RESPONSÁVEL: PROF. GERALDO CASSEMIRO DAS CHAGAS
CONTATO: 9445 8380
EMAIL: geraldo.ef@globomail.com

Atenciosamente,

Andressa Macedo
Fundação José Augusto
84-3232-5324


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SOPRANDO VELINHAS

Hoje quem está soprando velinhas é Renata aluna do 2º ano do Ensino Médio desta Escola.
Nossos parabéns, muitas felicidades, que nesta data tão especial sua felicidade se complete.
PARABÉNS.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

AGRADECIMENTOS

À COMUNIDADE
Nossos agradecimentos à comunidade por ter nos prestigiado em mais esse evento da Escola E. Professora Terceira Rocha. Agradecemos em especial a essas pessoas que desfilaram conosco pelas ruas de Laranjeiras dos Cosmes comemorando a Independência do nosso país e homenageando o Rei do Baião, o Embaixador Sonoro do Sertão: Luiz Gonzaga, que foram: Seu Deca, D. Lourdes (ex-professora), Luciano (pai de aluno), Ana e Arnaldo (Dadinho). Essas pessoas juntamente com os nossos alunos abrilhantaram nosso desfile e merecem nossos parabéns e o nosso muito obrigado.



A família de Luiz Gonzaga


Nosso especial agradecimento aos integrantes da Banda Marcial da Escola E. P. Francisco Babosa que tem como maestro o Professor Eriberto. Este, juntamente com seus componentes não medem esforços e estão sempre conosco.


TUDO ISSO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS AO EMPENHO DA EQUIPE DE PROFESSORES DA NOSSA ESCOLA. ESSA EQUIPE É MERECEDORA DE TODA MENÇÃO HONROSA PELO TRABALHO QUE DESENVOLVEM NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA.

AGRADECEMOS TAMBÉM A TODOS QUE SE FIZERAM PRESENTES PRESTIGIANDO ESTE DESFILE, PRINCIPALMENTE AOS FAMILIARES DOS NOSSOS ALUNOS E A COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL.

SENTIMOS A AUSÊNCIA DAS AUTORIDADES DO NOSSO MUNICÍPIO E DOS GESTORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. APESAR DE TEREM SIDO CONVIDADOS NÃO NOTAMOS A PRESENÇA DESSES ILUSTRES. ISSO MOSTRA O REAL INTERESSE QUE NUTREM PELA EDUCAÇÃO E PELA ESCOLA PÚBLICA.


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA
LARANJEIRAS DOS COSMES
SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN

COMPROMISSO E AÇÃO, POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

DESFILE CÍVICO DA E. E. P. TERCEIRA ROCHA

ESCOLA E. P. TERCEIRA ROCHA MANTEM TRADIÇÃO E DESFILA NA COMUNIDADE PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA COMEMORANDO A INDEPENDÊNCIA
Foi neste sábado, dia 08/09, que realizamos o 3º desfile cívico da nossa escola. Este ano fizemos uma homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do baião, uma vez que estamos no ano de seu centenário.

Painel com  tema do desfile: EMBAIXADOR SONORO DO SERTÃO
As Bandeiras - Escola, município, estado e Brasil - e o painel com o tema foram recepcionados ao som da emblemática canção ASA BRANCA, considerada o hino oficial do nordeste.
COMISSÃO DE FRENTE
A comissão de frente fez referência ao povo nordestino que costumava realizar suas danças, quadrilhas, festas nos terreiros de suas casas.
 ABC DO SERTÃO
ABC do Sertão traz uma demonstração da realização fonética do alfabeto. No Nordeste muitas pessoas identificam as letras do alfabeto pelos sons que lhes são correspondentes.
Momento de organização do pelotão ABC  do Sertão
Posicionamento do ABC do sertão
 

AVE MARIA SERTANEJA
A interpretação de Luiz Gonzaga para "Ave Maria Sertaneja"emociona a todos, principalmente aos veneradores da Igreja Católica. ELE fez questão de exaltar e enaltecer a fé católica dos fiéis nordestinos, os povos da área seca que esperavam e acreditavam que com sua fé os problemas da região fossem sanados.


 
A FEIRA DE CARUARU
Em Caruaru, município pernambucano, realiza-se uma das feiras livres mais completas e importantes do nordeste brasileiro. Surgiu a mais de 200 anos e se confunde com a história da própria cidade. É considerada a maior feira ao ar livre do mundo. O baião de Onildo Almeida, cantado por Luiz Gonzaga é um resumo interessante do que é a Feira de Caruaru.
Barracas representativas da feira de Caruaru-PE

A TRISTE PARTIDA
A Triste Partida, uma pérola do baião que retrata a dificuldade do povo nordestino de sobreviver na seca buscando melhorias de vida no sul do país.

Sem perspectiva de sobrevida no sertão nordestino, o sertanejo migra para o sul e centro-sul em busca de sobrevivência nos grandes centros urbanos.

XOTE ECOLÓGICO
"Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
E se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar..."

A letra da música é o retrato fiel dos problemas ambientais no nordeste provocados pela seca. Ela chama a atenção para o problema e promove um debate sobre a poluição e suas consequência.

RESPEITA JANUÁRIO


Trata de uma canção onde ele desafia o próprio pai, e é aconselhado por um senhor que o alerta: "tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso..."
A questão dos valores (respeito) aparece na letra dessa música e orienta a crianças, jovens, adultos, sobre os valores ligados ao respeito às pessoas.
 Nossos agradecimentos a essas pessoas que, gentilmente aceitaram o convite da escola e desfilaram representando a família de Luiz Gonzaga, compondo assim sua biografia. 

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
LARANJEIRAS DOS COSMES
SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 de setembro: um pouco de história

 INDEPENDÊNCIA OU MORTE!
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

FONTE: www.suapesquisa.com/independencia
ACESSO EM 7 DE SETEMBRO DE 2012.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

III DESFILE CÍVICO 2012

CONVITE
A ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA TEM O PRAZER DE CONVIDAR A SOCIEDADE EM GERAL - ESCOLAS, INSTITUIÇÕES, PROFESSORES, COMUNIDADES PRÓXIMAS, E DEMAIS INTERESSADOS, À PARTICIPAR DO NOSSO III DESFILE CÍVICO QUE REALIZAR-SE-Á NO PRÓXIMO DIA 08 DE SETEMBRO DO CORRENTE ANO (SÁBADO) A PARTIR DAS 16H NA COMUNIDADE DE LARANJEIRAS DOS COSMES.
 
COMPAREÇA E PRESTIGIE MAIS ESSE EVENTO DA NOSSA ESCOLA. DESDE JÁ, AGRADECEMOS PELA PRESENÇA.


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
LARANJEIRAS DOS COSMES
SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN