sexta-feira, 22 de junho de 2012

5º ARRAIÁ DA ESCOLA E. P. TERCEIRA ROCHA

ARRAIÁ DA ESCOLATERCEIRA ROCHA - 5º ANO

Foi neste dia 21 de junho, na quadra da comunidade de Laranjeiras dos Cosmes, que realizamos mais uma bela apresentação junina. Este ano tivemos como título " FORRÓ DA BURGUESIA: É CHIQUE NÉ!" 

A  apresentação foi baseada na origem do forró. A temática faz referência ao período da  história e da formação cultural do nosso país, mais precisamente a convivência de brasileiros com soldados americanos da base de Parnamirim Field, em Natal, durante a 2ª Guerra Mundial. Um momento em que a influência americana altera a realidade brasileira e deixa raízes que perduram até os dias atuais.
Relatos históricos contam que aos sábados havia uma festa restrita apenas aos estrangeiros, e  aos de domingo eram abertos para todos, ou seja, “for all” - termo que foi transformado por nós e chamado de forró, caracterizando os bailes populares.

Histórico

Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" ou ainda "forrobodão" (nomes dos quais deriva "forró") já em fins do século XIX.
O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958, "Forró no escuro". No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nos anos 1970, surgiram, nessas e noutras cidades brasileiras, "casas de forró". Artistas nordestinos que já faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram.

Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.

As séries iniciais também fizeram uma ótima apresentação sob a coordenação da professora ângela. A criançada muito animada encantou o público em ritmo junino.
 Séries iniciais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA
LARANJEIRAS DOS COSMES.

 


2 comentários:

  1. Gostamos bastante da temática da festa, muito interessante e rica! Parabéns ao diretor Geraldo, como sempre dando um show de gestão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, procuramos estabelecer um trabalho onde o principal alvo - o aluno - sinta prazer em participar das atividades propostas, isso conforme as metas e as ações delineadas no nosso Projeto Político Pedagógico. Nada disso seria possível sem o empenho dos professores, alunos, servidores e da comunidade escolar.
      Mais uma vez, nossos agradecimentos.

      Excluir