terça-feira, 11 de setembro de 2012

DESFILE CÍVICO DA E. E. P. TERCEIRA ROCHA

ESCOLA E. P. TERCEIRA ROCHA MANTEM TRADIÇÃO E DESFILA NA COMUNIDADE PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA COMEMORANDO A INDEPENDÊNCIA
Foi neste sábado, dia 08/09, que realizamos o 3º desfile cívico da nossa escola. Este ano fizemos uma homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do baião, uma vez que estamos no ano de seu centenário.

Painel com  tema do desfile: EMBAIXADOR SONORO DO SERTÃO
As Bandeiras - Escola, município, estado e Brasil - e o painel com o tema foram recepcionados ao som da emblemática canção ASA BRANCA, considerada o hino oficial do nordeste.
COMISSÃO DE FRENTE
A comissão de frente fez referência ao povo nordestino que costumava realizar suas danças, quadrilhas, festas nos terreiros de suas casas.
 ABC DO SERTÃO
ABC do Sertão traz uma demonstração da realização fonética do alfabeto. No Nordeste muitas pessoas identificam as letras do alfabeto pelos sons que lhes são correspondentes.
Momento de organização do pelotão ABC  do Sertão
Posicionamento do ABC do sertão
 

AVE MARIA SERTANEJA
A interpretação de Luiz Gonzaga para "Ave Maria Sertaneja"emociona a todos, principalmente aos veneradores da Igreja Católica. ELE fez questão de exaltar e enaltecer a fé católica dos fiéis nordestinos, os povos da área seca que esperavam e acreditavam que com sua fé os problemas da região fossem sanados.


 
A FEIRA DE CARUARU
Em Caruaru, município pernambucano, realiza-se uma das feiras livres mais completas e importantes do nordeste brasileiro. Surgiu a mais de 200 anos e se confunde com a história da própria cidade. É considerada a maior feira ao ar livre do mundo. O baião de Onildo Almeida, cantado por Luiz Gonzaga é um resumo interessante do que é a Feira de Caruaru.
Barracas representativas da feira de Caruaru-PE

A TRISTE PARTIDA
A Triste Partida, uma pérola do baião que retrata a dificuldade do povo nordestino de sobreviver na seca buscando melhorias de vida no sul do país.

Sem perspectiva de sobrevida no sertão nordestino, o sertanejo migra para o sul e centro-sul em busca de sobrevivência nos grandes centros urbanos.

XOTE ECOLÓGICO
"Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
E se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar..."

A letra da música é o retrato fiel dos problemas ambientais no nordeste provocados pela seca. Ela chama a atenção para o problema e promove um debate sobre a poluição e suas consequência.

RESPEITA JANUÁRIO


Trata de uma canção onde ele desafia o próprio pai, e é aconselhado por um senhor que o alerta: "tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso..."
A questão dos valores (respeito) aparece na letra dessa música e orienta a crianças, jovens, adultos, sobre os valores ligados ao respeito às pessoas.
 Nossos agradecimentos a essas pessoas que, gentilmente aceitaram o convite da escola e desfilaram representando a família de Luiz Gonzaga, compondo assim sua biografia. 

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
LARANJEIRAS DOS COSMES
SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário