terça-feira, 23 de julho de 2013

JOGOS DA JUVENTUDE ESCOLAR DO RIO GRANDE DO NORTE - JUVERN'S 2013

A Escola Estadual Professora Terceira Rocha está nas semifinais dos JUVERNS 2013. Em um jogo muito disputado, os atletas da Terceira Rocha venceram por um placar apertadíssimo (21 x 20) e segue na competição. O próximo jogo será amanhã, 24/07, às 12:40 no ginásio do Colégio Sagrada Família. A primeira semifinal será quinta, 25/07, no mesmo local.
 EQUIPE DE HANDEBOL DA TERCEIRA ROCHA

PARABÉNS.

Escola E. P. Terceira Rocha

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CADÊ O TRANSPORTE DOS ALUNOS PARA OS JOGOS DA JUVENTUDE- JUVERNS 2013?

Infelizmente, mais uma vez ficamos sem transporte para levar os alunos da Escola Estadual Professora Terceira Rocha a cidade de Natal, onde está ocorrendo os JUVERNS. Isso só vem a confirmar aquilo que ja sabemos: EDUCAÇÃO NÃO É PRIORIDADE NESTE MUNICÍPIO. Nós, escola, estamos fazendo a nossa parte, realizando um trabalho voltado para a formação dos alunos enquanto cidadãos, e entendemos que a prática esportiva no âmbito escolar contribui bastante para  manter os alunos na escola e em busca de uma melhor qualidade de vida. E até mesmo livrando-os dos assédios das drogas e do alcoolismo. Mas isso pouco importa para o poder público municipal. Enquanto não se prioriza EDUCAÇÃO, saúde, segurança, entre outros setores importantes, não se pode esperar muito de gestores públicos que não apresentam um planejamento que contemple ações voltadas  para o desenvolvimento do município. Enquanto isso, o ESPORTE ESCOLAR BEM COMO  OS ALUNOS FICAM PREJUDICADOS.

ESCOLA ESTAADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA
LARANJEIRAS DOS COSMES
São José de Mipibu.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Esporte na Escola

Vem aí ...
1. Jogos escolares do Rio Grande do Norte - JERN'S. A Escola Terceira Rocha participará do certame com duas equipes de Handebol: o Juvenil masculino e o juvenil feminino.
2. JUVERNS -  Jogos da Juventude do Rio grande do Norte. Participaremos com as mesmas equipes.
3. Atleta na Escola: temos 4 atletas clasificados para a etapa municipal.

Breve, detalhes.

Escola Terceira Rocha.

Secretaria da Educação anuncia mudanças na jornada de trabalho dos professores

A Secretaria de Estado da Educação está se adequando à nova legislação federal que trata da jornada de trabalho dos professores da Educação Básica. Apesar da Lei Nº 11.738 ter sido criada em 2008, as novas regras só foram consideradas válidas no início de 2013, quando o Supremo Tribunal Federal encerrou o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 4.167, sobre o terço da hora atividade.

Até a definição da lei federal, vigorava o que estabelece o Plano de Cargos e Carreiras do Magistério Estadual, segundo o qual, da jornada de 30 horas semanais do professor, 24 seriam para atividades em sala de aula e 6 horas seriam destinadas para atividades de planejamento. Com a nova lei, um terço da jornada de trabalho deve ser destinada ao planejamento, logo, os professores da rede estadual teriam 20 horas em sala de aula e 10 horas para planejamento.

“Quanto mais tempo o professor tiver para planejar sua aula, melhor para o aluno e para o processo de ensino e aprendizagem. Essa sempre foi a nossa defesa, tanto que o Rio Grande do Norte não subscreveu a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada por alguns estados sobre a lei federal. Nós reconhecemos a importância e a validade do terço da hora atividade. Se não implantamos antes foi porque aguardávamos uma definição do STF e porque ainda estávamos resolvendo problemas mais urgentes, como o da falta de professores nas escolas”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho.

Betania Ramalho afirma que desde que tomou conhecimento da decisão do STF, a secretaria vem se organizando para se adequar à nova jornada. “Isso vem sendo feito com planejamento e organização, pois não é possível readequar a carga horária de 10 mil professores do dia para a noite, sem prejudicar os alunos. A solução que encontramos foi dar continuidade ao reordenamento da rede, otimizando o número de turmas abertas e a utilização de horas suplementares”.

Na prática, para adequar a jornada de trabalho dos professores, está sendo feito um estudo caso a caso, professor por professor, em um trabalho conjunto da equipe de Recursos Humanos do órgão central da secretaria, com as Diretorias Regionais de Educação. Com o reordenamento, nos casos em que houver necessidade, o professor poderá ficar com uma carga superior a 20 horas semanais em sala de aula e será remunerado por isso, através da concessão de horas suplementares.

A expectativa da secretária é que até o final de julho, todos os professores já estejam adequados à nova jornada de trabalho definida pela legislação federal. “Como o trabalho está sendo feito caso a caso, para não prejudicar o andamento das aulas, dia após dia mais professores estarão adequados, com um terço da jornada destinado a atividades de planejamento. Até agora, dos 10 mil professores em sala de aula, cerca de quatro mil já estão adequados a essa nova realidade. Os demais serão adequados nos próximos dias.”

Betania Ramalho informa ainda que o novo Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEDUC, tem contribuído decisivamente para o reordenamento. “Sem o SIGEDUC seria quase impossível realizar esse trabalho, pois quando chegamos à secretaria não sabíamos nem onde estavam lotados os servidores, quanto mais a carga horária dos professores. Agora, todas as escolas do estado já estão trabalhando com o novo sistema, que nos dá acesso instantâneo às cargas horárias e locais de trabalho dos professores.”
 
Fonte: www.rneducacao.com/
Acesso em 12 de julho de 2013.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Reunião Pedagógica e administrativa

Escola Terceira Rocha promoveu nesta terça, 02 de julho, uma reunião com seu corpo docente para tratar de assuntos pertinentes, como o processo de aprendizagem dos alunos, os pontos relevantes do 1º semestre e as ações para o 2º semestre do ano letivo 2013. Entre os pontos discutidos, estão os jogos escolares, os pressupostos metodológicos diferenciados dos professores das séries iniciais, a presença do PROERD  na escola; para o 2º semestre, a discussão considerou pontos importantes como, a aula de campo para SALVADOR-BA, a Mostra Cultural, o Desfile Cívico de setembro, entre outros.
Outro ponto importante tocado pelos docentes foi sobre a questão da indisciplina, onde foram citados alguns casos e apontados algumas possíveis ações no sentido de coibir essa prática na escola.
Outrossim, a reunião foi bastante proveitosa, uma vez que foram discutidos assuntos relevantes e que diz respeito aos nossos alunos.

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA TERCEIRA ROCHA
LARANJEIRAS DOS COSMES
SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN